Quando o futuro ‘Rei do Futebol’ visitou a ‘Cidade dos Príncipes’

Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, nos deixou nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. Nascido em 23 de outubro de 1940, na mineira Três Corações, defendeu apenas duas equipes em toda a sua carreira: o Santos e o Cosmos, de Nova Iorque. Mas isso não impede dos jequeanos sonharem como seria tê-lo vestindo o manto tricolor.

Como atleta, Pelé teve uma única passagem pela cidade de Joinville, para a realização de dois amistosos. O primeiro ocorreu em 17 de fevereiro de 1957, um domingo, quando o Santos e suas estrelas aportaram na ‘Cidade dos Príncipes’ trazendo no elenco aquele garoto que em pouco tempo seria coroado como o ‘Rei do Futebol’. Mas, na ocasião, o garoto Pelé tinha apenas 17 anos e estava se firmado entre os titulares do alvinegro praiano.

Com gols de Zinho (por duas vezes), Dorval (também por duas vezes) e Jair, os paulistas triunfaram por 5 a 0 sobre o América Futebol Clube, uma das equipes fundadoras do Joinville e de quem foi herdada a cor vermelha. A partida aconteceu no antigo estádio americano, que ficou pequeno para receber tantos craques.

Os donos da casa entraram em campo com Bosse; Souza e Antoninho; Ceceu, Beco e Ibraim; Gaivota, Cocada e Otacílio; Euclides e Alemão. O Santos alinhou com Manga; Wilson e Ivan; Cássio, Fiotti e Urubatão; Alfredo, Jair e Zinho; Pelé e Dorval.

Pelé, mesmo desconhecido na época, não decepcionou. “Outro do ataque que tem futebol para dar e vender é o garoto Pelé, esta descoberta de Waldemar de Brito. Com seus 17 anos, joga uma enormidade, e não é sem razão que o Santos o tenha sob contrato por cinco anos”, descreveu o jornal A Notícia.

Após o jogo, o presidente da Liga Joinvilense de Futebol e futuro presidente da Federação Catarinense de Futebol, José Elias Giuliari, conseguiu estender a permanência dos santistas na cidade para a realização de mais um amistoso, desta vez envolvendo a Seleção da Liga. Este ocorreu dois dias depois, em 19 de fevereiro, no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

Comandado pelo técnico caxiense Hélio Pimentel, o selecionado local contou apenas com jogadores do América e do Caxias (outro clube fundador do JEC, de quem herdamos o preto). Desta vez a peleja foi mais equilibrada, fechando com uma vitória santista por 3 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Dorval, por três vezes, e pelo zagueiro caxiense Ivo, em cobrança de falta. O atacante caxiense Alceu desperdiçou um pênalti.

A equipe da LJF foi à campo com Simões; Baixinho (Cocada) e Ivo; Cleuson, Ceceu e Arno Hoppe (Ibraim); Filo, Alceu (Gaivota), Didi, Euclides e Alemão. O Santos atuou com Manga, Ivan e Helvio; Cassio, Fiotti e Urubatão (Zezinho); Alfredinho, Jair, Pelé, Raimundo (Zinho) e Dorval.

Na época surgiu uma lenda a respeito de uma possível troca do promissor garoto e de outros atletas santistas por Euclides, ídolo americano, fato que nunca foi confirmado. Mas que caiu na cultura popular de antanho. Reza a lenda que os dirigentes americanos teriam rejeitado a proposta por entender que seria pouco trocar o grande craque do time por um punhado de jogadores santistas, entre eles Pelé.

A verdade sobre aqueles amistosos é que Pelé não conseguiu furar as metas defendidas pelos goleiros Bosse, futuro arqueiro do JEC, e Simões. Mesmo assim, suas atuações ficaram marcadas na memória de Octacílio. “Quem jogou contra ele lembra da facilidade que tinha para driblar. A gente tentava parar, mas parece que tinha sabão nele”, contou a em entrevista ao NSC, analisando o ‘Atleta do Século’ como um garoto abusado, que driblava de longe e tinha uma habilidade impressionante.

Fontes pesquisadas:

CARVALHO, Jacson. Pelé em Joinville. América Futebol Clube – 100 anos, Joinville, p. 29, 2014.
AN Especial – América FC. ClicRBS, 2014. Disponível em: https://www.clicrbs.com.br/sites/swf/an_especial_americafc/. Acesso em: 6, dez., 2022.
No dia dos 70 anos de Pelé, ex-atacante lembra do América x Santos de 1957. NSC Total, 2010. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/no-dia-dos-70-anos-de-pele-ex-atacante-lembra-do-america-x-santos-de-1957. Acesso em: 6, dez., 2022.
Pelé no Caxias. Facebook, 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=3693109087406482&id=502824189768337. Acesso em: 6, dez., 2022.

Rolar para cima