Joinville Esporte Clube
O Clube
Nos idos de 76
No dia 29 de janeiro de 1976 surgia no futebol catarinense a equipe do Joinville Esporte Clube, fruto da fusão entre América e Caxias. Nardela, Lico, Adilço, Wagner Bacharel, Paulo Egídio e Lico são alguns dos nomes que ainda ecoam nas rodas de conversa em Joinville.
Em uma cidade reconhecida pelas suas grandes indústrias, o Joinville Esporte Clube é o potencializador de uma paixão que atinge até mesmo quem não é da cidade, mas escolheu morar nela. O time da maior torcida do estado está cercado por uma região com aproximadamente 1 milhão de habitantes e tende a atrair cada vez mais torcedores com o crescimento no cenário nacional.
Apesar de jovem, o JEC já realizou façanhas inéditas, como o Octacampeonato Estadual.
A equipe joinvilense vivenciou muitos momentos da sua história no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o famoso Ernestão. Atualmente, o JEC manda seus jogos na Arena Joinville, estádio que pertence à Prefeitura Municipal de Joinville. Foi neste palco que os torcedores puderam comemorar o retorno do Tricolor à Série B do Brasileiro, em 2011, e o acesso à Série A em 2014. Mas o grande patrimônio do clube é o seu Centro de Treinamento, no bairro Morro do Meio. O local possui ótima estrutura, oferecendo boas condições de trabalho, alimentação e descanso para os atletas de todas as categorias.
No ramo empresarial, o JEC também é uma importante ferramenta de negócios. Afinal, o futebol une o trabalho coletivo, o espírito competitivo, a sede de vitória e a comemoração de resultados. Qualquer semelhança com o mundo corporativo, não é mera coincidência. Associar a sua marca ao JEC é criar um vínculo direto com os milhares de torcedores que vivem o time durante toda a temporada. Para a empresa, além de todo o retorno em mídia, há o ganho em ferramentas de ativação que podem ser integradas a eventos relacionados ao clube.
Cidade de Joinville
Joinville é um município localizado na região Norte do estado de Santa Catarina. Com 604.708 habitantes (conforme estimativa IBGE de 2021) é a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis. Além disso, é a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil.
- Maior cidade de Santa Catarina, com mais de 600 mil habitantes
- Região metropolitana com aproximadamente 1,34 milhão de habitantes
- 21º Lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano
- 2º Maior pólo metalúrgico do Brasil
- Maior PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina e 29º PIB do Brasil
- Localizada entre duas capitais: Florianópolis e Curitiba
Curiosidades do JEC
A Primeira Partida
09/03/1976 - JEC 1 x 1 Vasco da Gama
No JEC jogaram Renato, Djalma, Ditão, Pompeu, Silvinho, Piava, Linha, Chico Samara, Tonho, Fontan e Zequinha. Entraram ainda Ferreira, Nivaldo, Joel Mendes, Nelinho, Netinho e Romualdo.
Já os vascaínos entraram em campo com Mazzaropi, Toninho, Abel, Renê, Marco Antônio, Zé Mario, Zanata, Jair Pereira, Luiz Carlos, Roberto Dinamite e Luis Fumanchu. Depois Gilson Paulino e Galdino.
O Primeiro Gol
Tonho “Cabeça de Fé” - JEC 1 x 1 Vasco da Gama
Maior invencibilidade
27 partidas
Em 1978, sendo 12 empates e 15 vitórias
Títulos Consecutivos
8 (oito)
Único Octacampeão Catarinense – de 1978 a 1985
Recorde de Público
19.631 torcedores
03/12/2011 - JEC 4×0 CRB (Final da Série C)
Destaques do JEC
FONTAN – O PRIMEIRO CAPITÃO
Osni Fontan foi o primeiro capitão da história do JEC, além de ser o primeiro a vestir a camisa número 10 do clube. Foi dele o primeiro gol tricolor no Estadual, diante do Marcílio Dias em 1976. Fontan foi Tricampeão Catarinense pelo Joinville e trabalha no clube até hoje.
NARDELA – O CRAQUE
É um dos maiores ídolos da história do Joinville. Vestiu o Manto Tricolor durante mais de 10 anos, anotando 130 gols em 680 jogos. Com esta marca, manteve-se por quase 20 anos como o maior artilheiro do clube, até ser batido por Lima em julho de 2013.
RAMIRES – A REVELAÇÃO
Revelado pelo Joinville em 2004, depois passou pelo Cruzeiro, Benfica, Chelsea, Jiangsu Suning (China) e Palmeiras. Em 2008, Ramires recebeu o Prêmio Bola de Prata, da Revista Placar. Já em 2012, sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da UEFA (em inglês: UEFA Champions League), com gol decisivo na semifinal contra o Barcelona. O volante também defendeu a seleção brasileira entre os anos de 2009 e 2014, tendo disputado duas Copas do Mundo: de 2010 e 2014.
LIMA – O ARTILHEIRO
João Maria Lima do Nascimento, ou simplesmente Lima, é um dos principais nomes da história recente do clube. Peça fundamental na campanha do título brasileiro da Série C em 2011, é ainda o maior artilheiro da história do JEC, com 140 gols. Pelo histórico com a camisa tricolor, foi apelidado pela torcida de Limatador e Limagol.
Descubra Mais
01.
Linha do Tempo
Viaje através da rica história do Joinville Esporte Clube ao explorar nossa linha do tempo. Desde os primórdios da fundação até os momentos gloriosos nas competições, cada capítulo conta uma parte única da nossa trajetória. Embarque nesta jornada conosco e descubra os marcos do JEC.
02.
Estatuto
Descubra as bases sólidas que sustentam o Joinville Esporte Clube ao explorar o nosso estatuto. Nossa documentação reflete a essência e os valores que orientam nosso clube, delineando compromissos, responsabilidades e princípios que moldam nossa jornada esportiva.
03.
Diretoria Executiva
Conheça a força motriz por trás do sucesso do JEC ao explorar a atuação e liderança de nossa Diretoria Executiva. Composta por profissionais dedicados e apaixonados pelo esporte, nossa diretoria desempenha um papel fundamental na condução estratégica e na gestão eficiente do clube.