Siga o Tricolor nas Redes

Em três etapas, recuperação do gramado da Arena Joinville está em curso

É fato que um bom futebol começa por um bom gramado. Por este motivo, a diretoria do Joinville Esporte Clube não está medindo esforços para recuperar o relvado Arena Joinville, o palco dos sonhos do torcedor tricolor. Iniciado em 23 de novembro, o processo de recuperação terá três etapas e prossegue até o dia 10 de janeiro, período em que o espaço estará fechado para qualquer tipo de atividade.

Especialista neste tipo de tarefa, a empresa gaúcha Green Way foi contratada para a missão, após fechar uma parceria junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF) para oferecer seus serviços especializados aos dez clubes que disputam o campeonato estadual. Em paralelo, o JEC desenvolve um trabalho de manutenção no sistema de irrigação.

A primeira etapa da recuperação do gramado ocorreu entre os dias 23 e 30 de novembro, com a aplicação de herbicidas e veneno para matar os outros tipos de gramas, além das pragas que se apossaram do gramado. “Os resultados foram bastante positivos”, festejou o diretor de patrimônio Jonathan Cidral, que coordena a ação.

Neste momento está em curso a etapa de verticalização do gramado, uma solicitação de alguns anos da FCF ao clube. A etapa iniciou com o corte vertical da grama, passando para a aeração e descompactação do solo, em andamento. Na sequência haverá a remoção da palha e dos tubetes de terra gerados na aeração. A penúltima atividade desta etapa é o nivelamento do gramado, com areia, para a posterior adubação, esta prevista para ocorrer no dia 4 de dezembro.

Adubado, o gramado descansará até o dia 6 de janeiro, quando tem início a parte final do processo de recuperação, com previsão de término quatro dias depois. Nesta derradeira etapa haverá uma mensuração dos resultados dos processos anteriores, com ações pontuais nos locais onde o gramado não apresentar a recuperação desejada. E a partir do dia 11 de janeiro, o time profissional poderá treinar normalmente no local para reconhecimento.

“Estamos investindo em torno de R$ 20,5 mil neste processo de recuperação, valor que será diluído no fluxo de caixa do clube no decorrer do ano”, acrescentou Cidral. “É bom deixar claro que estamos fazendo um processo paliativo, para recuperar de imediato o gramado visando a disputa do Campeonato Catarinense”, pontuou o presidente Darthanhan Oliveira, reforçando que está no planejamento da diretoria a troca total do gramado, se possível ainda neste ano.

Em tempo, o trabalho da Green Way não se encerra no mês de janeiro. A empresa fechou um acordo de cooperação com o JEC, para acompanhamento do gramado até o final de 2024, tanto na Arena Joinville, quanto nos dois campos do CT Vilson Florêncio. Para isso, disponibilizará dois técnicos agrícolas, que farão um trabalho esporádico de consultoria.

Texto: Henrique Porto | JEC
Foto: Gustavo Mejía | JEC

Compartilhe a Matéria
Rolar para cima