Siga o Tricolor nas Redes

FCF define fórmula do Catarinense 2020

A Federação Catarinense de Futebol definiu nesta quarta-feira (20), na sede da instituição em Balneário Camboriú, a fórmula do Campeonato Catarinense de 2020. A grande novidade para a próxima temporada é a queda de apenas um time. No campeonato de 2021, o Estadual deve ter 12 clubes – com a acesso de três times da Série B no ano que vem.

O Tricolor esteve representado pelo vice-presidente Marco Polo Cunha, o diretor executivo Luis Carlos Guedes e o diretor de comunicações Charles Fischer. O clube votou a favor da fórmula vencedora, que foi proposta pela Associação de Clubes de SC.

O primeiro tema abordado foi relacionado ao número de inscrições. Cada clube poderá inscrever até 30 atletas e ainda quantos atletas optar desde que sejam oriundos das categorias de base dos clubes.

Primeira fase

Com 15 datas disponibilizadas pela CBF, o Estadual será disputado em quatro fases. A primeira será em turno único, com as dez equipes se enfrentando num total de nove datas. Os cinco primeiros colocados do Catarinense de 2019, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma e Marcílio Dias, terão cinco jogos em casa.

Joinville, Brusque, Tubarão, Juventus e Concórdia terão quatro jogos dentro de seus domínio. A classificação à Série D de 2021 ocorrerá nesta fase inicial. Os três melhores times, exceto os clubes de Série B e C, garantem vaga na quarta divisão do futebol nacional em 2021.

Mata-mata

Depois da fase inicial, as oito melhores agremiações seguem para as quartas de final (ida e volta), enquanto os dois últimos colocados disputam, também em dois jogos, a permanência na Série A. Nas fases eliminatórias, o não haverá gol qualificado fora de casa: número de pontos, saldo de gols e disputa de pênaltis.

Nas semifinais e final, os confrontos também serão em jogos de ida e volta. A Federação Catarinense deixou a cargo dos clubes finalistas a possibilidade de escolher a utilização do VAR na grande decisão. Até a sexta-feira, a FCF deve divulgar a tabela do campeonato com a ordem dos confrontos.

Imagem: SC Clubes.

Foto em destaque: Comunicação/FCF.

Compartilhe a Matéria
Rolar para cima