Siga o Tricolor nas Redes

Base ganha reforço de psicóloga

As categorias base do Joinville Esporte Clube têm um reforço. Ela não entra em campo, mas faz trabalho determinante com os atletas que vestem a camisa do clube nas divisões de formação. Há quase dois meses a psicóloga Andreia Ávila atua diretamente com os jogadores que são trabalhados pelo clube.
IMG_5823
Formada na Universidade da Amazônia (Unama), a profissional é especializada em psicologia do esporte, defesa social e cidadania e outros segmentos. A atuação no JEC teve início recentemente e é voltada ao desenvolvimento individual de cada atleta da categoria base, seja na formação como atleta ou cidadão.
“Iniciamos trabalhando o ser, e depois o profissional. Primeiro começa com o respeito ao outro. Afinal, são jovens e estão ainda construindo suas personalidades, estão em uma fase de transição. O trabalho é voltado, neste início, à conscientização do que querem para as suas vidas. E tem sido bem positivo até aqui. Trabalhamos a relação pessoal neste começo, questões éticas. Até porque há diferença entre as culturas em que eles cresceram. Na primeira palestra enfoquei nisso, na aceitação das diferenças e em aprender com o outro. A maioria deles estão alojados no CT, e por isso precisam ser amigos e aprenderem a conviver bem entre eles. Tem sido bem legal. São bons meninos”, relatou Andreia Ávila.
IMG_5825
As próximas etapas do trabalho serão voltadas para avaliações psicológicas e de personalidade, a fim de traçar um “perfil, saber mais da característica de cada atleta da base”, complementa a psicóloga. No entanto, paralelamente, ela tem trabalhado questões relacionadas ao controle emocional relativas à disputa de jogos, uma vez que as categorias sub-15 e sub-17 estão em meio ao Campeonato Catarinense de suas respectivas categorias.
“A psicologia do esporte é um trabalho gradativo. Neste começo é preciso explicar a eles sobre o trabalho. Mostrei como funciona e a receptividade tem sido maravilhosa. Temos feito trabalhos motivacionais também”, informa Andreia.

Compartilhe a Matéria
Rolar para cima